Ano
Mesa Masseira é uma criação no âmbito do projeto ALDEAR 2021.
Mesa-Masseira é uma grande mesa, que simbolicamente é o lugar das decisões, partilhas, prazeres, e um local quase de culto. Este projeto parte do objeto mesa e é alicerçado numa instalação artística que desdobra-se nas suas diversas variáveis: a mesa enquanto ponto de encontro, lugar de refeições, lugar de reunião, sala de visitas ou objeto meramente decorativo. Sobre esta primeira camada, talvez mais superficial ou convencional do objeto mesa, trabalha-se um conjunto de outras ideias, noções e conceitos que surgem da pesquisa local e no território, ouvindo os saberes sobre as tradições, experienciar com as pessoas da terra as suas vivências, mergulhando nos seus universos.
Esta mesa, à semelhança de um “tangram” pode assumir várias formas, reais e metafóricas, formas estas que partem do cruzamento do olhar de três criadores coetâneos sobre as raízes e tradições de um lugar de hoje.
Mesa-Masseira ganha vida pelos sons que nela existem e é composta por 19 masseiras. Esta ideia acompanha a noção de “grupo” - as diferentes histórias que fomos recolhendo, os diferentes pratos que provámos, os diferentes lugares que visitámos, os diferentes cantares que ouvimos.
Há sempre lugar para mais um em torno desta mesa, onde a partilha aberta e vivida a transforma num lugar de cumplicidade e liberdade.
Ficha Artística
Direção artística: Luiz Antunes
Concepção e criação: Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo, Luiz Antunes
Produção: Heurtebise
Produção e gestão de projeto: André Mendes
Construção: Josué Maia
Fotografia: @João Roldão
Back
2024 Heurtebise