Heurtebise

Projetos

Sobre

Contatos

Image

Luiz Antunes é um artista português, bailarino, coreógrafo e investigador que trabalha em dança.

 

Iniciou os seus estudos artísticos em música no Conservatório de Música de Lisboa e da Covilhã, no curso de piano e iniciando os seus estudos em dança com Jorge Levy e Joclécio Azevedo, professores do Ballet Teatro do Porto.

Licenciado em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e é candidato ao título de mestre em Gestão Cultural pelo ISCTE na Business School.

Posteriormente ingressou a sua formação, no curso de bailarinos, no Estúdio Escola de Anna Mascolo, que tem um papel fundamental na seu percurso académico e artístico.

A sua formação foi complementada em cursos na escola da Ópera de Paris e na escola de Jacques Lecoq na mesma cidade, assim como workshops e estágios, nacionais e internacionais, de dança contemporânea, composição, teatro e dramaturgia, assim como aulas do ex-Ballet Gulbenkian, onde foi estagiário na área artística e de produção sob a Direção de Iracity Cardoso e Paulo Ribeiro.

Na sua formação inclui também o contacto com João Fiadeiro, Ná Barros, Gonçalo M. Tavares, Luís Damas, René Bon, Winthrop Corey etc.

 

Em dança, movimento e performance trabalhou com vários criadores e professores, tais como Tânia Carvalho, Allan Falieri, Iratxe Ansa, André e.Teodósio, Rogério Nuno Costa, Pedro Penim, Miguelinho Loureiro. Colaborou com artistas visuais e de vídeo, compositores e músicos como João Bento, Nelson Fernandes, Joana Sá, Margarida Dias, Diogo Alvim, António da Silva, Cristina Ferreira Gomes, Marco Martins, Vasco Araújo.

Foi assistente da coreografia de Olga Roriz (Companhia Olga Roriz).

 

Como coreógrafo desenvolve o seu trabalho desde 2000, destacando entre outros os seguintes trabalhos: Litle Steps to Nijinski (Festival Internacional de Dança de Praga, com menção honrosa)  “Varius Multiplex Multiformis”, Pass-vite, ”Off Man”, “Bath for two”, “Rosa de Papel”, “Le Coq is Dead, “Clown Lírico em exercício de Expiação”, “Pastiche”, “Todos Alguém Qualquer um Ninguém” para a Companhia Paulo Ribeiro, “A ria gela a partir das margens” para a Companhia Jovem de Ílhavo, “MM.Mesa-Masseira”, “Cisnografia”.

Participou e colaborou em trabalhos na área de vídeo, sendo salientar o vídeo “Curtas Danças” vencedor do Concurso Jovens Criadores e Dancers de António da Silva.

Foi responsável pelo movimento de actores e da co-encenação da peça de teatro “Grécia” de Miguel Graça, levada a cena pelo Teatro Experimental de Cascais, Projeto Novos Atores.

Leccionou em várias instituições de ensino sendo de referir que foi Professor Assistente no E.E.D.C. Anna Mascolo.

Colaborador regular da revista literária Textos e Pretextos do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa, foi editor convidado no número 11 “Coreo-Grafias”, onde foi Coordenador de Arte de vários números.

Tem publicado trabalhos de investigação, análise e reflexão sobre dança: “ A expressão como principio da dança teatral. A inevitabilidade expressiva do corpo que dança” (2003); “Corpo, Expressionismo e Abstraccionismo: Estudo sobre a percepção de dois trechos de Dança” (2003); “A Dança gritou no Tivoli – Programação Internacional no Tivoli (2016), e colaborador da revista Umbigo.

Autor da série documental Portugal que Dança para a RTP2 - 16 documentários sobre coreógrafos contemporâneos portugueses – com realização de Cristina Ferreira Gomes 2017 e acessória e entrevistas para o documentário "Um Corpo que Dança - Ballet Gulbenkian 1965-2005" com realização de Marco Martins.

Director Artístico e pedagógico da Companhia Jovem de Ílhavo integrada no 23 milhas – projecto cultural do Município de Ílhavo.


Fundador da Heurtebise – Associação Cultural e co-fundador do projecto –mente.

 


Image